segunda-feira, 23 de março de 2015

A Guerra dos Tronos / As Crônicas de Gelo e Fogo #1

Hoje irei resenhar o primeiro livro da minha série favorita, As Crônicas de Gelo e Fogo, do George R.R. Martin.

  A história é a seguinte.
  Existem 3 continentes. Essos, Westeros e Sothoryos. Essos é um continente muito antigo, onde estão as 9 cidades livres. Em Westeros estão os 7 reinos. E  Sothoryos é um continente pequeno que não é muito importante na trama. A maior parte da história se passa em Westeros, e nesse mundo que o autor criou, existem várias famílias reais, e cada família real corresponde a uma casa. Então por exemplo, existem muitas e muitas casas, que podem ser grandes ou pequenas, entre elas, as casas Stark, Baratheon, Martell, Lannister, e MUITAS outras.
   Um dia, Robert Baratheon, da casa Baratheon, rei dos 7 reinos, vai até Winterfell, uma cidade do norte , com o objetivo de escolher uma nova mão do rei, pois a antiga, Jon Arryn, havia morrido. Então lá em Winterfell ele se encontra com um velho amigo, Lorde Eddard Stark, e Robert pede a Eddard que seja a nova mão do rei, mas este diz que vai se decidir.
   Então, quando Eddard está conversando com a esposa, ela recebe uma carta de sua irmã, Lysa (Tully) Arryn, a mulher da falecida mão do rei, dizendo que o marido havia sido assassinado pela rainha. A partir desse acontecimento, Eddard decide aceitar o cargo para investigar a rainha e sua casa (Lannister).
   Mas a história não é só essa. Enquanto isso, em Essos (aquele continente antigo), uma família exilada, a família Targaryen, do sangue do dragão (que haviam sido extintos havia muitos anos), planeja retomar o trono dos 7 reinos, que é dela por direito.


Personagens


   Para quem não sabe, cada capítulo dessa série é feito pela perspectiva de cada personagem, e não tem um 'principal', mas tem aquele personagem que se destaca mais, no caso, Eddard Stark. Os personagens com PdV (Ponto de Vista) no primeiro livro são:
   Bran Stark, Eddard Stark, Catelyn Tully, Arya Stark, Sansa Stark, Tyrion Lannister, Jon Snow e Daenerys Targaryen.




  • Eddark Stark: Lorde de Winterfell, Protetor do Norte, velho e leal amigo de Robert Baratheon, rei de Winterfell. É chamado para assumir o cargo de Mão do Rei, e enquanto está em Porto Real, investiga a Rainha Cersei Lannister e acaba descobrindo bastante coisa.
  • Bran Stark: Filho de Lorde Eddard, adora escalar, mas acaba caindo de uma torre logo nas primeiras 50 páginas, e fica paraplégico. Passa a maior parte do tempo em Winterfell, por isso, é essencial para que o leitor saiba o que está contecendo lá, já que só Bran está na cidade.
  • Catelyn Tully: Esposa de Eddard Stark, fica em Winterfell com Bran, mas vai a Porto Real á procura de seu marido, e acaba encontrando Tyrion Lannister.
  • Tyrion Lannister: Irmão da rainha Cersei, um anão. Vai a Winterfell com Robert e a família. Quando encontra Catelyn, é levado cativo para o Ninho da Águia, onde fica Lysa Tully, que era esposa da falecida Mão do Rei, Jon Arryn, por ser suspeito pelo envenenamento de Jon.
  • Arya Stark: Filha de Eddard Stark, adora espadas e coisas do gênero, ao contrário de sua irmã, Sansa Stark. Acha que a vida é mais justa com Sansa do que com ela. Vai com o pai para Porto Real.
  • Sansa Stark: Filha de Eddard Stark, mais velha do que Arya, adora bordados e montar a cavalo. É o oposto de sua irmã, Arya. Se apaixona por Joffrey, filho da rainha Cersei. Vai com o pai para Porto Real.
  • Jon Snow: Filho bastardo de Eddard Stark. Se dá muito bem com Arya e os outros filhos de Eddard, mas Catelyn já não gosta muito dele. Se junta a Patrulha da Noite, que guarda a muralha dos Selvagens.
  • Daenerys Targaryen: Uma das últimas integrantes da casa Targaryen. Se casa com Khal Drogo, que a engravida, e passa a viajar com ele e seu khalasar. Tem um irmão, Viserys, que anseia por poder.



  • Edição

      O livro foi publicado no Brasil pela editora Leya, com uma belíssima arte, e uma qualidade muito boa. A série tem 7 volumes, com apenas 5 lançados no Brasil.
    Quanto a minha opinião, eu simplesmente amei. Gostei muito da escrita, o autor escreve de um jeito poético, muito bom. Os personagens são muito envolventes, eles são muito complexos, uma coisa que eu gostei. No livro como na série, nenhum personagem é completamente bom ou completamente mau, e eu NÃO CONSEGUI ODIAR NINGUÉM!! NEM O JOFFREY!!!
       Um problema: muito conteúdo. Não é exatamente um PROBLEMA, só para algumas pessoas. Por exemplo, se você não gosta de livros muito complexos, NÃO LEIA. Se você quiser entender tudinho, leia com MUITA ATENÇÃO.


        Mas o fato de os livros terem MUITO conteúdo, é um problema para a série de TV, pois não dá para colocar tudo na série, então não fica uma coisa TÃO interessante quanto os livros. A série aborda os principais enredos dos livros, e o que muda é que nela, as coisas acontecem em tempos diferentes do que nos livros.
        A primeira temporada foi boa, mas eu não gostei tanto porque eu li os livros primeiro, aí fica uma coisa muito sem detalhes.
       Mas fora isso, eu gostei muito dos efeitos, dos cenários e dos personagens. Espero que tenham gostado!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário